quarta-feira, 24 de março de 2010
QUINTA POETICA NA CASA DAS ROSAS_25-março-2010
Escrituras Editora e Casa das Rosas convidam para a
QUINTA POÉTICA
com os poetas convidados
Celso de Alencar (curador), Luiz Roberto Guedes, Reynaldo Damazio,
Roberto Bicelli e Tonho França.
Participação especial de Jô Medeiros, apresentando três coreografias de sapateado: "As Montanhas", de Gabriel Rabelo Gomes, "Senhorinha", de Guinga e Paulo César Pinheiro, e "Beija-Flor de Laranjeira", de Zeca Collares. Músicas extraídas do CD Balaio, do Quarteto Pererê.
Quinta-feira, 25 de março de 2010, a partir das 19h
Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos
Av. Paulista, 37 - São Paulo/SP
Próximo ao metrô Brigadeiro.
Convênio com o estacionamento Patropi - Alameda Santos, 74
Informações: (11) 5904-4499
Próxima QUINTA POÉTICA: 29 de abril de 2010, quinta-feira, às 19h, na CASA DAS ROSAS.
--------------------------------------------------------------------------------
Saiba mais sobre o evento e os convidados:
Quinta poética
Mensalmente, a Casa das Rosas abre suas portas para a Quinta Poética, um grande encontro dos amantes da boa poesia, com a presença de poetas consagrados e novos talentos, que têm a oportunidade de apresentar seu trabalho. Intervenções artísticas das mais diferentes expressões, como dança, música, artes plásticas, cultura popular, envolvem a leitura dos poemas. Grandes nomes da poesia, como Álvaro Alves de Faria, Beth Brait Alvim, Carlos Felipe Moisés, Celso de Alencar, Contador Borges, Eunice Arruda, Floriano Martins, Hamilton Faria, Helena Armond, José Geraldo Neres, Raimundo Gadelha, Raquel Naveira, Renata Pallottini, Renato Gonda, entre outros, já estiveram presentes nesses encontros, que são promovidos pela Escrituras Editora e a Casa das Rosas.
Os poetas:
Celso de Alencar (curador) é poeta e declamador paraense, radicado em São Paulo desde 1972. O poeta e crítico Cláudio Willer, afirma que se trata do mais enfático poeta contemporâneo. O compositor e poeta Jorge Mautner o considera um poeta da 4ª dimensão, escandalizador e libertador de almas. É reconhecido entre os grandes talentos da geração de 1970, se apresentou na Inglaterra, França e Portugal. Tem vários livros publicados, entre eles: Tentações (1979), Os Reis de Abaeté (1985), O Pastor (1994, infanto-juvenil), O Primeiro Inferno e Outros Poemas (1994 e 2001), A Outra Metade do Coração (CD- antologia poética) e Testamentos (2003). Participou de diversas antologias no Brasil e no exterior, além de publicações em revistas e periódicos. Palestrante e integrante de diversos júris de concursos de poesia. Ex-diretor da União Brasileira dos Escritores - UBE (gestão 1990/92 e 1992/94).
Luiz Roberto Guedes é poeta, escritor e tradutor. Nasceu e vive em São Paulo. Publicou, entre outros, Calendário Lunático/Erotografia de Ana K, poemário bilíngue, português/italiano (Ciência do Acidente), Minima Immoralia/Dirty Limerix (Demônio Negro), a novela histórica O Mamaluco Voador (Travessa dos Editores), e organizou Paixão por São Paulo, antologia poética paulistana (Terceiro Nome), com 71 poetas, de 1920 a 2003. É autor de vários livros juvenis, como Treze Noites de Terror (Editora do Brasil), Armadilha para lobisomem (Cortez), O caçador do arco-íris (Escala Educacional) e Meu Mestre de História Sobrenatural (Nankin), obra selecionada pelo ProAc (Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo).
Reynaldo Damazio (São Paulo, 1963) é bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e fez curso de especialização em Publicidade na Escola Superior de Propaganda e Marketing. Trabalhou no jornal Folha de S. Paulo, foi editor assistente na Fundação Memorial da América Latina e diretor da editora da Universidade São Marcos. Foi também colaborador das revistas Cult, Entrelivros, Rodapé, Nossa América e Cacto, entre outras. Trabalha como editor, jornalista e ministra oficinas de crítica literária e quadrinhos. Autor dos livros O que é criança (Brasiliense, 1988), Poesia – linguagem (Memorial da América Latina, 1998), Nu entre nuvens (Ciência do Acidente, 2001) e Horas perplexas (Editora 34, 2008).
Roberto Bicelli, virginiano, nasceu em São Paulo em época que lhe permitiu viver três séculos:19, 20, 21. Essa é a sensação de quem foi: romântico nos cursos primário e ginasial; moderno na última semana do colegial; dadaísta, surrealista, beatinik, na universidade e que atualmente flutua sobre a geleia geral.
Três séculos de poesia vivida e uns cinco mil anos de teoria. Não é pouco, nem fácil.
Publicou dois livros:Antes que eu me esqueça (poesia) e O Colecionador de palavras (romance juvenil).
Tonho França é paulista de Guaratinguetá. Começou a escrever aos 12 anos para o Jornal “A Tribuna do Norte” de Pindamonhangaba. Depois de longo tempo em outras atividades, o poeta retorna e dedica-se a poesia, com três livros publicados: “Entre Parênteses” e “Sinos de Outono”, pela Editora Komedi, e “Blues à Tarde”, pela Editora Multifoco. É membro da U.B.E e da A.P.P.E.R.J. Premiações em diversos concursos, destacando: 3º lugar Nacional no IV festival Carioca de Poesia Prêmio Lya Luft, 3º lugar Nacional no 8 prêmio Missões, 1º lugar no IV Festival de Arte em Osasco e vencedor do I Concurso Carioca de Poesia, promovido pela ABRACI/FENAC, cujo encerramento ocorreu na Academia Brasileira de Letras (2007). Em 2008, com o poema "Blues à tarde", foi um dos vencedores do Mapa Cultural Paulista. Ministra oficinas de poesia e trabalhos voluntários na área cultural para ONGs. Ele diz: “Escrevo não para agradar ou convencer, escrevo o que minha alma grita e meu coração extravasa, por devoção à arte, escrevo por ser extremamente a verdade”.
Jô Medeiros – Josely Medeiros, nascida em 19 de março de 1959, em São Paulo, é arte-educadora com formação em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Dirigiu seus estudos para a dança e, paralelamente, para a Educação. Profissionalizando-se, atuou como dançarina, coreógrafa e professora de Dança e Sapateado, trabalhando hoje em escolas, centros culturais e projetos socioculturais do Estado e do Município, buscando integrar as linguagens da Dança, Música, Artes Plásticas e Literatura.
--------------------------------------------------------------------------------
Escrituras Editora
Rua Maestro Callia, 123 - Vila Mariana
04012-100 - São Paulo - SP - Brasil
Tel.: (11) 5904-4499 (Pabx)
Site: www.escrituras.com.br
No Youtube: www.youtube.com/user/EscriturasEditora
Blog: http://escrituraseditora.blogspot.com/