quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
Lançamento DEZ INTIMOS FRAGMENTOS - RAIMUNDO GADELHA
Escrituras Editora e Livraria Martins Fontes
convidam para o lançamento do livro
Dez íntimos fragmentos do
indecifrável mistério
de
Raimundo Gadelha
Ilustrações: Sérgio Gomes
Apresentação: Álvaro Alves de Faria
Texto de quarta capa: José Nêumanne Pinto
Haverá leitura poética durante o evento
Quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
das 18h30 às 21h30
Livraria Martins Fontes
Av. Paulista, 509 - Cerqueira César - São Paulo/SP
Tel.: (11) 2167-9900
(Em frente à estação Brigadeiro do metrô. Convênio com estacionamento -
Rua Manoel da Nóbrega, 88 e 95 - primeira hora gratuita)
Escrituras Editora
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
Quinta Poética na Casa das Rosas - 8-dezembro-2011 (44ª edição)
Governo de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Escrituras Editora
convidam para a
QUINTA POÉTICA – ESPECIAL RIO DE JANEIRO - 44a edição
8 de dezembro de 2011
com início às 19h
na Casa das Rosas (evento gratuito, com sorteio de livros entre os presentes)
com os poetas convidados
Elaine Pauvolid, Mirian de Carvalho, Paula Wenke, Ricardo Ruiz, Rosane Carneiro, Tanussi Cardoso, Zeh Gustavo.
Participações especiais de Humberto Lima e Samba de Terreiro de Mauá.
Curadoria: José Geraldo Neres
Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos
Av. Paulista, 37 - São Paulo/SP
Próximo ao metrô Brigadeiro.
Convênio com o estacionamento Patropi - Alameda Santos, 74
Informações: (11) 5904-4499
->Próxima QUINTA POÉTICA: março/2012, na CASA DAS ROSAS.
Saiba mais sobre o evento e os convidados:
Quinta poética
Curadoria: José Geraldo Neres
Mensalmente, a Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura abre suas portas para a Quinta Poética, um grande encontro dos amantes da boa poesia, com a presença de poetas consagrados e novos talentos, que têm a oportunidade de apresentar seu trabalho por meio de intervenções artísticas das mais diferentes expressões, como dança, música, artes plásticas, cultura popular, envolvem a leitura dos poemas. Grandes nomes da poesia já estiveram presentes nesses encontros, que são promovidos pela Escrituras Editora e a Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.
Os poetas:
ELAINE PAUVOLID. Publicou quatro livros de poesia, entre eles O silêncio como contorno da mão (Editora Multifoco, Selo Orpheu, 2011). Mantém o blog: www.jokasta.org, diálogos entre poesia e artes visuais, outra atividade a qual tem se dedicado.
MIRIAN DE CARVALHO. Publicou seis livros de poesia, entre eles Violinos de Barro (Escrituras Editora, 2009), classificado em 1º lugar no Prêmio Adalgisa Nery, UBE-RJ, 2010.
PAULA WENKE. Publicou Zoom in Zoom out. Atriz, poeta, cronista, roteirista e publicitária. Graduada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília e é licenciada pelo MEC para formar atores.
http://paulawenke.com
RICARDO RUIZ, poeta, historiador e produtor cultural. Publicou Poesia Profana (Ibis Libris, 2000). Coordenou os eventos: República dos Poetas (solo), PoemaShow (com Tavinho Paes) e Ponte de Versos (com Thereza Motta).
ROSANE CARNEIRO. Publicou Excesso (edição da autora, 1999) Prova (Ibis Libris, 2004) e Corpo estranho (Editora da Palavra, 2009). É editora, redatora e mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
TANUSSI CARDOSO. Poeta, contista, crítico literário, letrista, jornalista. Publicou nove livros de poesia, entre dezenas de antologias, sendo o último, bilíngue, "Do Aprendizado do Ar", Ed. Fivestar.
http://tanussicardosopoetaetc.blogspot.com
ZEH GUSTAVO. Músico e escritor. Publicou, entre outros títulos, Idade do Zero (Escrituras Editora, 2005) e A Perspectiva do Quase (Arte Paubrasil, 2008). É membro do grupo de samba Terreiro de Breque.
www.myspace.com/terreirodebreque
PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS:
HUMBERTO LIMA. Violonista erudito e popular, vencedor do XIII Concurso de Violão Souza Lima na categoria música de câmara, e atual produtor musical da cantora e compositora de MPB Helena Elis.
http://humbertocamilodelima.blogspot.com
SAMBA DE TERREIRO DE MAUÁ. Trazem no sangue a linhagem do samba de terreiro, cultuado e praticado no Rio Antigo. As referências são as escolas de samba, bem como os registros da Era de Ouro do Rádio. http://terreirodemaua.blogspot.com
CURADORIA:
JOSÉ GERALDO NERES. Poeta, ficcionista, e produtor cultural paulista. Publicou dois livros de poesia: Pássaros de papel (Dulcinéia Catadora, 2007) e Outros silêncios (Escrituras Editora, 2009).
http://neres-outrossilencios.blogspot.com
ROLLING STONES
Rolling Stones: 50 anos de rock
A banda Rolling Stones nasceu em 1962 e, em 1969, um ano crucial na história da música, assumiu o manto e a coroa de maior entidade de espetáculos ao vivo de rock and roll. Neste ano, sua turnê triunfante pelos Estados Unidos desencadeou uma tempestade que lhes deu combustível até os anos 1980.
Depois de um período sombrio, voltaram ao palco em 1989 e gastaram a maior parte das duas décadas seguintes fazendo turnês pelo mundo e reafirmando constantemente o seu lugar na história.
Impossível esquecer seu impressionante catálogo de discos. Beggars Banquet, Aftermath, Exile on Main Street e Some Girls são apenas alguns exemplos de obras atemporais e qualquer uma delas, por si só, poderia ser considerada uma façanha capaz de definir uma carreira. O fato de cada uma marcar um momento significativo ao longo da carreira de espetáculos teatrais de um único ato é mais uma prova da grandeza dos Rolling Stones. Eles também cultivaram muitas imagens: bad boys, aristocratas internacionais, exilados e drogados, a velha guarda e o grupo a ser batido.
Diante de todas as oposições e obstáculos, muitos dos quais criados por eles mesmos, os Rolling Stones sempre saíram vitoriosos. Este livro, Rolling Stones: 50 anos de rock, publicado pela Escrituras Editora, é uma história sucinta de sua atividade desde 1962 e esclarece muitos eventos-chave e façanhas artísticas da “Maior Banda de Rock and Roll do Mundo”.
A obra apresenta formato diferenciado, com capa flexível e mais de 150 fotos. Na foto da capa* estão Charlie Watts, Ron Wood, Keith Richards e Mick Jagger, antes de iniciar conferência com a imprensa e show surpresa em Nova Iorque, em 10 de maio de 2005.
*© KMazur/WiewImage/Getty Images
Texto de
Howard Kramer é curador do Rock and Roll Hall of Fame and Museum de Cleveland, Ohio. Desde que assumiu o cargo em 1996, foi o responsável por exposições sobre Elvis Presley, Hank Williams, o ex-Beatle Start Sutcliffe, Supremes, Ray Charles, Roy Orbison, The Who´s Tommy, The Clash, The Doors, Tom Petty e os Heartbreakers, Beach Boys, Hip-Hop e as raízes do rock and roll. Kramer também faz parte da equipe que está organizando dados para a instituição Rock and Roll Hall of fame Library and Archive, a ser inaugurada em 2012. Escreveu para os periódicos Rolling Stones, Cleveland Plain Dealer, Gadfly, The Cambridge Companion to the Beatles e para o compêndio sobre Bruce Springsteen, a ser publicado pela Penn State University Press. Kramer também foi coapresentador do programa de TV VH1´s Rock Collectors. Antes de 1996, trabalhou na indústria da música como organizador de turnês, empresário e agente de inúmeros artistas talentosos e respeitados.
Editado por
Valeria Menferto de Fabianis formou-se em filosofia pela Università Cattolica del Sacro Cuore de Milão. É especialista em edição de fotografias e criação de imagens. Em 1984, junto a Marcello Bartinetti, fundou a Edizioni White Star, empresa na qual assumiu o cargo de diretora editorial. Entre seus livros, a Escrituras Editora publicou Fidel Castro – História e Imagem do Líder Máximo; A Vida de John Lennon e Planeta Terra - 200 Lugares de Preservação Prioritária.
O PEQUENO GRANDE LIVRO DO FUSCA
O pequeno grande livro do Fusca
Depois do sucesso editorial de O pequeno grande livro da Ferrari, O pequeno grande livro da Porsche e O pequeno grande livro do Mini Cooper, a Escrituras Editora publica O pequeno grande livro do Fusca, que conta a história de um extraordinário ícone da indústria automobilística.
Verdadeiramente o carro mais popular de todos os tempos, o Volkswagem Fusca tem um lugar especial no coração de muitos aficionados por carros no mundo inteiro. Para alguns ele é Käfer (Alemanha, Suíça, Áustria), para outros é o Vocho (México, Costa Rica), ou Poncho (Chile), Pulga (Colômbia), Cucharachita (Guatemala, Honduras), mas para a maioria é o velho Fusquinha – independente de como você o chamar, ele é um ícone da indústria automobilística sem igual.
Desde o seu início, nos sombrios e sinistros dias da Alemanha de Hitler até sua moderna reencarnação, com o novo Beetle, esta obra conta a fascinante história do pequeno carro que levou automóveis para as massas.
“Pense pequeno”, dizia uma pequena campanha publicitária - qual a melhor forma de celebrar o Fusca senão com um Pequeno Grande Livro!
Saiba mais em: http://www.escrituras.com.br/livro.php?isbn=9788575314012
A Essência do Budismo
A ESSÊNCIA DO BUDISMO
2ª edição revisada e ampliada
O Buda, sentindo em profundidade o sofrimento de todos os seres, buscou por anos o remédio para esse mal, encontrando-o ao se iluminar. Passou então, movido por compaixão, a ensinar, de forma didática e empática, as verdades que encontrou, que se forem compreendidas levarão ao fim do sofrimento.
Este livreto, A Essência do Budismo (Escrituras Editora), é o resultado das anotações de uma palestra proferida pelo Venerável Mestre Hsing Yün, na qual ele abordou, de forma simples e profunda, as Quatro Nobres Verdades compreendidas pelo Buda. Nele o leitor poderá encontrar respostas para ao seus questionamentos interiores.
Esta obra é a segunda de uma série de livretos que traz para os leitores ensinamentos fundamentais do budismo, que foram abordados em palestras do Venerável Mestre. Nesta sua segunda edição revisada e ampliada, foi incluído um glossário que facilitará a compreensão daqueles que desconhecem a terminologia budista sânscrita, preservada na Tradição Maaiana.
Sobre o organizador:
Venerável Mestre Hsing Yün é o 48º patriarca do budismo chinês da escola Chan (Zen). Fundador da Ordem Budista Fo Guang Shan, sediada na ilha de Taiwan (República da China). Nasceu na China em 22 de julho de 1927. Tornou-se monge noviço aos 12 anos e recebeu ordenação plena em 1941, prosseguindo seu treinamento monástico formal desde cedo orientado pelo voto de revitalizar o budismo e semear pelo mundo os ensinamentos do Buda. Em 1949, quando a China Continental foi envolvida na guerra civil, o Venerável Mestre Hsing Yün deixou sua terra natal e foi para Taiwan. Durante quase meio século, a força de seu voto, sua visão e seus esforços incansáveis influenciaram os estudos e as práticas budistas em Taiwan, de onde espalhou o Darma para os cinco continentes e implantou templos, universidades, colégios, bibliotecas, gráficas, galerias de arte, uma clínica médica móvel, o jornal Merit Times e a estação de televisão Beautiful Life como meio de aproximar as pessoas do budismo. Além disso, empreendeu iniciativas para aproximar as diferentes escolas budistas entre si e o budismo de outras religiões, num trabalho ecumênico pioneiro e de grande repercussão mundial. Nos Estados Unidos, o Venerável Mestre vem realizando intensos trabalhos acadêmicos em parceria com universidades da Califórnia desde meados dos anos 1970, tendo erguido nas proximidades de Los Angelos o Templo Hsi Lai, inaugurado em 1988. Desde que deixou a função de abade de Fo Guang Shan, em 1985 — a primeira sucessão em vida de que se tem notícia na história do budismo —, tem viajado pelo mundo para propagar o Darma. A fim de juntar forças a seu trabalho de divulgação do budismo, fundou em 1990 a Associação Internacional Luz de Buda (BLIA, na sigla em inglês), em Taiwan. Em 1992, a sede mundial da BLIA foi inaugurada nos Estados Unidos. Desde então, mais de cem divisões internacionais desse organismo foram estabelecidas, inclusive no Brasil, onde o Budismo Humanista do Venerável Mestre Hsing Yün também se faz presente. Em 2003, ele esteve em São Paulo para inaugurar a nova edificação do Templo Zu Lai (www.templozulai.org.br), em Cotia (SP), que veio coroar anos de trabalho e dar início a uma fase de intensas atividades religiosas, educacionais, culturais e sociais. MMMM
Saiba mais em http://www.escrituras.com.br/livro.php?isbn=9788575314128
Não deu certo, graças a Deus
Não deu certo, graças a Deus
Em Não deu certo, graças a Deus, a trajetória do autor, o psicanalista e administrador Osório Roberto dos Santos, serve de pano de fundo para apresentar um panorama sobre psicologia administrativa.
O sonho de seu pai era que ele se tornasse agricultor e ele acredita que como administrador, também está cultivando algo. Considera o universo empresarial frio, com falta de calor humano. Portanto, destaca a importância de se trabalhar com a motivação dos funcionários e da construção de relações.
Nas palavras do autor “A memória, consciente ou inconsciente, é função direta da história – presenciada, sentida, fantasiada. Nada mais lógico do que nossa cara no mundo. Se esquecermos tudo e recomeçarmos, seremos outros”.
Sobre o autor:
Osório Roberto dos Santos é psicanalista, administrador e consultor de empresas na área de cultura organizacional e desenvolvimento humano. Foi diretor-executivo por quinze anos de instituição financeira multinacional (case mundial no mercado financeiro). É conferencista e coordenador de workshops sobre liderança e desenvolvimento de equipes; coautor de livro sobre educação e desenvolvimento humano; pesquisador nas áreas da ciência cognitiva e do pensamento sistêmico; responsável pelo planejamento, organização e acompanhamento de Projetos de Gestão de Responsabilidade Social, com ênfase nos stakeholders corporativos de abrangência nacional. É sócio-fundador da Cultura e Gestão consultoria, cujo eixo central é fundamentado no desenvolvimento humano a partir da cultura das organizações.