segunda-feira, 22 de julho de 2013

QUINTA POÉTICA - 59a edição - 25 de julho de 2013



Escrituras Editora convida para a 

QUINTA POÉTICA – 59a edição
Tema: Reencontro de Beat-Simbolistas: Os Oficineiros Willerianos.


25 de julho de 2013
com início às 19h
na Casa das Rosas (evento gratuito)

com os poetas convidados:
Diogo Cardoso | Jeanine Will | Luís Henrique Nogueira |
Rita Medusa | Vince Vinnus.
Participações especiais:  Gemini Lorca e Mascarados e Nus (música)
Curadoria: Paulo Sposati Ortiz


Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos
Av. Paulista, 37 - São Paulo/SP
Próximo ao metrô Brigadeiro.
Convênio com o estacionamento Patropi - Alameda Santos, 74
Informações: (11) 5904-4499
QUINTA POÉTICA – ESPECIAL 60ª edição – 29/agosto/2013, na CASA DAS ROSAS


Saiba mais sobre o evento e os convidados:

Quinta poética
Curadoria: Paulo Sposati Ortiz
Mensalmente, a Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura abre suas portas para a Quinta Poética, um grande encontro dos amantes da boa poesia. Com a presença de poetas consagrados e novos talentos, o evento deseja criar um ambiente mais surpreendente para a poesia, por meio de intervenções artísticas das mais diferentes expressões, como música, artes plásticas, dança, cultura popular, que envolvem a leitura dos poemas.

Grandes nomes da poesia já estiveram presentes na Quinta Poética. O evento tem entrada gratuita,  é aberto ao grande público e organizado sem fins lucrativos nem investimentos financeiros. Mais de quatrocentos produtores culturais e artistas de todas as linguagens e estéticas das mais diversas regiões do Brasil e do exterior já estiveram presentes. Promovido pela Escrituras Editora e a Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, conta com a curadoria do poeta Paulo Sposati Ortiz.


Os convidados:
DIOGO CARDOSO é graduando no curso de Letras na Universidade de São Paulo. Foi um dos curadores do projeto Clarice Lispector, realizado em São Bernardo do Campo, além de diversas colaborações em projetos literários.

JEANINE WILL, poeta, artista visual, tradutora e fotógrafa amadora. Nasceu em Santa Catarina e mora em São Paulo. Colabora com a revista A vida de quem não morre, desde seu primeiro número. Desde 2006, mantém o blog Caminhão de Mudança, no qual publica seus poemas, fotopoemas, vide(o)poemas e desenhos.

LUÍS HENRIQUE NOGUEIRA nasceu em 1989, no interior de São Paulo, em Campinas. Mudou-se para a capital do estado, em 2009, ao iniciar o estudo de Ciências Sociais na Universidade de São Paulo. Em 2013 começou a graduação em Letras pela mesma instituição. Escreve no blog Selva Mística e é também compositor e músico do conjunto Estranhos no Ninho.

RITA MEDUSA é um desdobramento espontâneo da paulistana Rita Maria de Assis, 32 anos, formada em Psicologia desde 2004, área em que atuou em estágios voluntários por dois anos. Atuou na área de Administração e Comércio. Desde 2007, participa de oficinas e cursos literários. Atualmente, estuda música e trama seu primeiro livro de poesia e fragmentos de prosa poética.

VINCE VINNUS é dramaturgo e poeta willeriano. Bacharel em tradução e interpretação, dirige o grupo experimental Desejo-Motor Teatro, entre outras atividades ligadas à literatura, ao teatro e às tempestades. Escreveu os espetáculos “Canibais Vegetarianos” & “Relicário de Concreto” (este último agraciado com o programa Fomento 2013) encenados pelo Grupo Pandora, além de ter participado da primeira coletânea de poemas eróticos da editora Usina de Letras (RJ) em 2010.


PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS:
GEMINI LORCA, sob a sombra do escombro, da catástrofe, da amargura, volta ao Gólgota para um passeio como num shopping qualquer. Sob o céu azul e ausente, mais um Getsêmani se fará presente... Gemini, Rey Rezende e convidados apresentam: A Eutanásia e tudo o que é blasé, enfim um Mausoléu para Rosas...


MASCARADOS E NUS surge em 2011 com os atores e músicos Adriane Lopes e Rafael Tosta pela insurreição da alquimia do teatro e da poesia junto à música. Após ter viajado pelo sul da América Latina experimentando com as linguagens da dança e das artes plásticas, se estabelece como Bando (atualmente formado, além dos dois integrantes mencionados, por Moisés Ameno, Felipe Gutt, Nicolás Salaberry, Gabriel Gaier e Klaus Wernet) a fim de gravar o seu primeiro álbum com processo integralmente colaborativo a partir do livro As veias da América Latina, de Eduardo Galeano.

CURADORIA:
PAULO SPOSATI ORTIZ
(1982, São Paulo) - Hilda Hilst, Paul Celan, Emily Dickinson e George Trakl são influências tanto na obra quanto na vida. Presente no Portal Cronópios, dEsEnrEdoS e mallarmargens, formou-se em Letras/ Linguística pela USP. A Diferença do Fogo, seu primeiro livro de poemas, será lançado neste ano de 2013. Blog: http://poenocine.blogspot.com/