terça-feira, 27 de maio de 2014

Lançamento do livro O GOL ESQUECIDO, de Mayrant Gallo - 31 de maio de 2014



Selo A Girafa e Livraria Multicampi
convidam para o lançamento do livro

O Gol esquecido
de
Mayrant Gallo

Sábado, 31 de maio de 2014,
das 11h às 14h


Livraria LDM - Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha
Praça Castro Alves, s/n - Salvador - BA
Tel.: (71) 3277-8622

Saiba mais sobre o livro/autor:

O Gol esquecido
contos de futebol

Final da Copa do Mundo, da Libertadores ou do Brasileirão. O drible  surpreende a todos, a bola balança a rede e o estádio vem a baixo. Não dá pra controlar o choro. De alegria. De tristeza. Para uns até parece que um filho nasceu. Para outros, que morreu. Uma partida de futebol é uma experiência mística e poética que ciência alguma conseguirá medir e delimitar. Uma epifania.

A poesia mística dos noventa minutos motivou o ficcionista-torcedor Mayrant Gallo a juntar num só plano, num só campo, o futebol e a literatura. O resultado é o livro O gol esquecido (selo A Girafa), uma coletânea que reúne vinte e um contos curtos e intensos, consagrados ao esporte mais popular do Brasil. Cada conto, uma sequência perfeita de passes rápidos. Uma comovente sucessão de lances culminando num gol de placa.

Para certos torcedores uma partida de futebol é música: uma sinfonia executada por vinte e dois virtuoses, dois maestros, um juiz e dois bandeirinhas. Para outros é teatro. Ou guerra. Como destaca o escritor Nelson de Oliveira, no texto das orelhas do livro, “para Mayrant Gallo é tudo isso e também matéria-prima para a melhor ficção. O variado registro cromático dos contos deste O gol esquecido oferece ao leitor as múltiplas facetas do futebol-arte, mais próxima do paraíso, e do futebol-negócio, mais próxima do inferno. Nada disso ficou de fora. O belo e o feio, o delicado e o violento, a virtude e o pecado, está tudo aqui. São muitas situações, todas retratadas com a mesma habilidade e elegância que o autor já mostrou em seus livros anteriores. O craque vilipendiado, o gol de mão, o gol contra e o gol de goleiro, o técnico com a cabeça a prêmio, o juiz ladrão e o jogo comprado, a cartolagem corrupta, a guerra de torcidas, a bebida, o sexo e a morte. Todos os matizes do futebol (os líricos e os cruéis) encontraram um lugar nesta coletânea-campeonato.”


“Ademir era negro. Feito da dor e do cheiro das senzalas multiplicadas em favelas e bairros erguidos sobre paus finos em alagados fétidos. Atrevido, ria branco dos defeitos dos outros. Dos seus também. Controlava a bola do mesmo modo que alguém movimenta os olhos, sem se dar conta, por um sutil e incompreensível comando que remonta aos primórdios da vida, no borbulhar dos primeiros pântanos. E havia momentos em que a bola e seus olhos, na vastidão verde, assemelhavam-se a um solitário planeta com seus dois satélites. A estranha órbita compunha-se da leitosa parábola rumo ao gol e do percurso de volta, ao meio de campo, por entre corpos adversários batidos e faces cabisbaixas, humilhadas.”
Mayrant Gallo

Sobre o autor:
Mayrant Gallo é escritor e professor. Foi colaborador dominical do Correio da Bahia, no qual publicou mais de trezentos textos, entre crônicas, contos e ensaios. Sua novela Moinhos ganhou o prêmio Literatura Para Todos 2009, do Ministério da Educação – MEC. Autor dos livros O inédito de Kafka (2003), Nem mesmo os passarinhos tristes (2010), Três infâncias (2011), Brancos reflexos ao longe (2011) e Cidade singular (2013). Publicou também Os encantos do sol (2013, selo Escrituras) e O gol esquecido (2014, selo A Girafa). É casado e mora em Salvador, Bahia.

Título: O Gol esquecido: contos de futebol
Autor: Mayrant Gallo
Gênero: Literatura brasileira/Conto/Esporte
ISBN: 978-85-63610-08-9
Formato: 14 X 21 cm, brochura
Páginas: 96
Peso: 135 g
Preço: R$ 25,00
Selo A Girafa

Quinta Poética_67a edição na Casa das Rosas - 29 de maio de 2014



Escrituras Editora convida para a 

QUINTA POÉTICA – 67ª edição

29 de maio de 2014
com início às 19h
na Casa das Rosas (evento gratuito)


com os convidados:

Claudia Kiatake  |  Juvenal Pereira  |  Marcelo Tápia  |
Silvia Camossa  |  Banda Canarinho Chorão

Curadoria desta edição: Marina Pechlivanis


Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos
Av. Paulista, 37 - São Paulo/SP
Próximo ao metrô Brigadeiro.
Convênio com o estacionamento Patropi - Alameda Santos, 74
Informações: (11) 5904-4499
QUINTA POÉTICA – 68ª edição – 28/agosto/2014, na CASA DAS ROSAS


Saiba mais sobre o evento:

Quinta poética
Mensalmente, a Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura abre suas portas para a Quinta Poética, um grande encontro dos amantes da boa poesia. Com a presença de poetas consagrados e novos talentos, o evento deseja criar um ambiente mais surpreendente para a poesia, por meio de intervenções artísticas das mais diferentes expressões, como música, artes plásticas, dança, cultura popular, que envolvem a leitura dos poemas.

Grandes nomes da poesia já estiveram presentes na Quinta Poética. O evento tem entrada gratuita,  é aberto ao grande público e organizado sem fins lucrativos nem investimentos financeiros. Mais de quatrocentos produtores culturais e artistas de todas as linguagens e estéticas das mais diversas regiões do Brasil e do exterior já estiveram presentes. Promovido pela Escrituras Editora e a Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, esta edição conta com a curadoria de Marina Pechlivanis.


Grupo Editorial Escrituras
Rua Maestro Callia, 123 - Vila Mariana
04012-100 - São Paulo - SP - Brasil
Tel.: (11) 5904-4499 (Pabx)


Lançamentoe abertura de exposição BRASIL - AS CIDADES DA COPA





Escrituras Editora e Fnac
convidam para o lançamento do livro

Brasil – As cidades da Copa

de

Mauricio Simonetti


Sessão de autógrafos e abertura da exposição de fotos do livro.
Exposição Brasil – As cidades da Copa: 27 de maio a 13 de julho.

Terça-feira, 27 de maio de 2014,
a partir das 19h

Fnac Pinheiros
Praça das Omáguas, 34 – Pinheiros - São Paulo/SP
Tel.: (11) 3202-2130



Saiba mais sobre o livro/autor:

Brasil – As cidades da Copa

O Brasil é mundialmente conhecido por seu futebol cheio de improviso e criatividade. Mas, basta conhecê-lo um pouco melhor para percebermos que a versatilidade dos nossos craques, exibida nos grandes templos do futebol ou em humildes campos de várzea, também se espalha por todo o nosso povo e por nossas paisagens. Beleza dentro e fora do gramado.

O livro Brasil: As cidades da Copa (selo Escrituras), do fotógrafo Mauricio Simonetti, vem mostrar as belezas do nosso país além dos estádios, reunindo os melhores cenários naturais e arquitetônicos das cidades onde a bola reinará imperiosa: São Paulo (SP), Recife (PE), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Brasília (DF), Natal (RN), Manaus (AM) e Rio de Janeiro (RJ). As legendas estão em português, inglês, espanhol e francês.


“Em Brasília e Belo Horizonte, as curvas criadas por Oscar Niemeyer são encantadores dribles no óbvio arquitetônico. No centro de Curitiba araucárias – marcante símbolo da região sul – erguem-se imponentes como a torcida na hora do gol. O encontro das águas dos rios Solimões e Negro, no Amazonas é tão inesquecível quanto um gol de placa... E assim, como um corolário de jogadas magistrais, o Brasil, nas imagens de Maurício Simonetti, vai enchendo nossos olhos com dunas, praias, montanhas, monumentos, rios, florestas e, acima de tudo, um povo multirracial, criativo e com muito humor! Afinal, se, como dizem, a vida é mesmo um jogo, que seja, então, alegre, bonito e muito bem jogado!”.
Raimundo Gadelha


Sobre o fotógrafo:
Maurício Simonetti é fotógrafo profissional e iniciou como fotojornalista na Agência F4 -- primeira agência independente de fotojornalismo brasileira --, em 1980. Trabalhou como fotojornalista para as revistas Veja, Isto É e Ícaro, e para o mercado corporativo nas áreas de fotografia industrial e fotografia aérea, suas especialidades. A sua produção pessoal é centrada em imagens da natureza, meio ambiente e paisagens urbanas, na qual se destacam as pesquisas com os temas água, ecossistemas brasileiros e movimentos urbanos. Suas imagens fazem parte dos acervos do MASP - Museu de Arte de São Paulo (Coleção Pirelli-MASP), da Fototeca Itaú Cultural e do MIS - Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Estão presentes no mercado editorial e publicitário do Brasil e do exterior, em coleções particulares de fotografia e no mercado de decoração de ambientes. Atuou na televisão e cinema, na primeira com Hans Donner na captação de imagens para a abertura da novela Pedra sobre Pedra, da TV Globo; na segunda, como diretor de fotografia do curta-metragem Jugular, de Fernanda Ramos, ganhador do prêmio de Melhor Filme da Mostra Rio Curta-Metragem, em 1997. De 2002 a 2008 dedicou-se também ao ensino da fotografia no espaço Fotoforma, promovendo cursos ligados ao tema. É coautor dos livros Bahia Cores e Sentimentos e Brasil Retratos Poéticos 2 e Brasil – As Cidades da Copa, todos publicados pelo selo Escrituras. Entre suas exposições mais recentes estão Fotografias Urbanas, na galeria Lugar Pantemporâneo, em 2011, e Paisagens, na Caixa Cultural Sé, em 2008.

Título: Brasil: As cidades da Copa
Fotos e textos: Mauricio Simonetti
Apresentação: Raimundo Gadelha
Tradução: Luiz Gadelha (inglês), Óscar Martínez (espanhol), Luciano Loprete (francês)
Gênero: Fotografia/Turismo/Meio Ambiente
ISBN: 978-85-7531-620-7
Formato: brochura, 21 X 14 cm, com mais de 70 fotos e legendas em português, inglês, espanhol e francês
Páginas: 80
Peso: 
195 g
Preço: R$ 24,90
Selo Escrituras

Carmen Barreto - MTb 23196/SP
Comunicação e Imprensa
Selos Escrituras - Escritinha - A Girafa - Girafinha - Arte Paubrasil – Escrituras Médicas
imprensa@escrituras.com.br
Escrituras Editora
Rua Maestro Callia, 123 - Vila Mariana
04012-100 - São Paulo - SP - Brasil
Tel.: (11) 5904-4499 (Pabx)/5904-4492 (direto)
www.escrituras.com.br