quinta-feira, 29 de abril de 2010
QUINTA POETICA na CASA DAS ROSAS
Escrituras Editora e Casa das Rosas convidam para a
QUINTA POÉTICA
com os poetas convidados Celso de Alencar (curador), Edson Bueno de Camargo, José Geraldo Neres e Márcio Barbosa, com participação especial do Quarteto Pererê.
Quinta-feira, 29 de abril de 2010, a partir das 19h
Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos
Av. Paulista, 37 - São Paulo/SP
Próximo ao metrô Brigadeiro.
Convênio com o estacionamento Patropi - Alameda Santos, 74
Informações: (11) 5904-4499
Mensalmente, a Casa das Rosas abre suas portas para a Quinta Poética, um grande encontro dos amantes da boa poesia, com a presença de poetas consagrados e novos talentos, que têm a oportunidade de apresentar seu trabalho. Intervenções artísticas das mais diferentes expressões, como dança, música, artes plásticas, cultura popular, envolvem a leitura dos poemas. Grandes nomes da poesia, como Álvaro Alves de Faria, Beth Brait Alvim, Carlos Felipe Moisés, Celso de Alencar, Contador Borges, Eunice Arruda, Floriano Martins, Hamilton Faria, Helena Armond, José Geraldo Neres, Raimundo Gadelha, Raquel Naveira, Renata Pallottini, Renato Gonda, entre outros, já estiveram presentes nesses encontros, que são promovidos pela Escrituras Editora e a Casa das Rosas.
Os poetas:
Celso de Alencar (curador) é poeta e declamador paraense, radicado em São Paulo desde 1972. O poeta e crítico Cláudio Willer, afirma que se trata do mais enfático poeta contemporâneo. O compositor e poeta Jorge Mautner o considera um poeta da 4ª dimensão, escandalizador e libertador de almas. É reconhecido entre os grandes talentos da geração de 1970, se apresentou na Inglaterra, França e Portugal. Tem vários livros publicados, entre eles: Tentações (1979), Os Reis de Abaeté (1985), O Pastor (1994, infanto-juvenil), O Primeiro Inferno e Outros Poemas (1994 e 2001), A Outra Metade do Coração (CD- antologia poética) e Testamentos (2003). Participou de diversas antologias no Brasil e no exterior, além de publicações em revistas e periódicos. Palestrante e integrante de diversos júris de concursos de poesia. Ex-diretor da União Brasileira dos Escritores - UBE (gestão 1990/92 e 1992/94).
Edson Bueno de Camargo nasceu em Santo André - SP, em 1962, mora em Mauá – SP. Publicou: “De Lembranças & Fórmulas Mágicas” Edições Tigre Azul/ FAC Mauá -2007; ”O Mapa do Abismo e Outros Poemas” Edições Tigre Azul/ FAC Mauá -2006, “Poemas do Século Passado-1982-2000”, participou de algumas antologias poéticas. Participa do grupo poético/literário Taba de Corumbê da cidade de Mauá –SP. http://umalagartadefogo.blogspot.com
José Geraldo Neres (Garça SP, 1966) - Poeta, ficcionista, roteirista, autor de três livros: Outros silêncios, (poesia, Escrituras Editora, 2009), Prêmio Programa de Ação Cultural - ProAC - Concurso de Apoio a Projetos de Publicação de Livros no Estado de São Paulo, 2008, Pássaros de papel (Projeto Dulcinéia Catadora, edição artesanal, SP, 2007) e Olhos de barro (lançamento em maio/2010), da coleção Orpheu da editora Multifoco (2010). Atua na área de Gestão Cultural, como produtor cultural, arte-educador, ministrando oficinas literárias, ênfase em criação literária e estímulo à leitura.
Márcio Barbosa nasceu em São Paulo/SP. É Pesquisador e um dos coordenadores do Quilombhoje Literatura. Fez as entrevistas e os textos do livro Frente Negra Brasileira e é um dos responsáveis pelo documentário e livro Bailes – Soul, Samba-Rock, Hip Hop e Identidade em São Paulo. Junto com Esmeralda Ribeiro e Niyi Afolabi co-organizou os livros Afro Brazilian Mind e Black Notebooks (este último é uma versão em inglês de Cadernos Negros), lançados nos EUA.
Quarteto Pererê foi formado a partir das comemorações dos 8O anos da Semana de Arte Moderna, com motivações antropofágicas. O quarteto dialoga com a música instrumental no diálogo entre gaita (Edson Tadeu), violão de 7 cordas (Alessandro Ferreira), violino (Tchêlo Nunes) e viola brasileira de 10 cordas (Francisco Andrade). Seu repertório abarca composições, inventivas e arranjos de temas da tradição musical brasileira, autores medievais e contemporâneos. Atualmente, o Pererê está divulgando seu mais recém lançado CD, "Balaio", que alia "tradição e modernidade numa mistura bem dosada". www.myspace.com/quartetoperere
Nenhum comentário:
Postar um comentário