segunda-feira, 26 de julho de 2010

QUINTA POETICA na CASA DAS ROSAS - 29-julho-2010



Escrituras Editora e Casa das Rosas convidam para a QUINTA POÉTICA
com os poetas convidados

Alexandre Bonafim, Lúcia Gönczy, Marcelo Ariel e

Moreira de Acopiara, com participação especial da baliarina Júlia Rocha.

Agradecimentos especiais ao poeta Celso de Alencar (curador).

Quinta-feira, 29 de julho de 2010

a partir das 19h (evento gratuito)

Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos
Av. Paulista, 37 - São Paulo/SP
Próximo ao metrô Brigadeiro.
Convênio com o estacionamento Patropi - Alameda Santos, 74
Informações: (11) 5904-4499

Próxima QUINTA POÉTICA: 26 de agosto de 2010, quinta-feira, às 19h, na CASA DAS ROSAS.

Quinta poética

Mensalmente, a Casa das Rosas abre suas portas para a Quinta Poética, um grande encontro dos amantes da boa poesia, com a presença de poetas consagrados e novos talentos, que têm a oportunidade de apresentar seu trabalho. Intervenções artísticas das mais diferentes expressões, como dança, música, artes plásticas, cultura popular, envolvem a leitura dos poemas. Grandes nomes da poesia, como Álvaro Alves de Faria, Beth Brait Alvim, Carlos Felipe Moisés, Celso de Alencar, Contador Borges, Eunice Arruda, Floriano Martins, Hamilton Faria, Helena Armond, José Geraldo Neres, Raimundo Gadelha, Raquel Naveira, Renata Pallottini, Renato Gonda, entre outros, já estiveram presentes nesses encontros, que são promovidos pela Escrituras Editora e a Casa das Rosas.

Os poetas:
Celso de Alencar (curador da Quinta Poética) é poeta e declamador paraense, radicado em São Paulo desde 1972. O poeta e crítico Cláudio Willer, afirma que se trata do mais enfático poeta contemporâneo. O compositor e poeta Jorge Mautner o considera um poeta da 4ª dimensão, escandalizador e libertador de almas. É reconhecido entre os grandes talentos da geração de 1970, se apresentou na Inglaterra, França e Portugal. Tem vários livros publicados, entre eles: Tentações (1979), Os Reis de Abaeté (1985), O Pastor (1994, infanto-juvenil), O Primeiro Inferno e Outros Poemas (1994 e 2001), A Outra Metade do Coração (CD- antologia poética) e Testamentos (2003). Participou de diversas antologias no Brasil e no exterior, além de publicações em revistas e periódicos. Palestrante e integrante de diversos júris de concursos de poesia. Ex-diretor da União Brasileira dos Escritores - UBE (gestão 1990/92 e 1992/94).

Alexandre Bonafim nasceu em Belo Horizonte (MG) e atualmente mora no interior de São Paulo. É mestre em literatura brasileira com a dissertação: ‘A graça poética do instante: poesia e memória na obra de Rubem Braga’. Cursa doutorado na USP, em literatura portuguesa, elaborando tese sobre a poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen. É poeta, ficcionista e crítico literário. Escreveu os seguintes livros: Biografia do deserto, A outra margem do tempo e O olhar de perséfone.

Lúcia Gönczy é paulistana, poeta e produtora de eventos diversos no ramo das Artes. É coordenadora musical do Proyecto Cultural Sur Paulista. Participou de 4 Antologias (Congresso Brasileiro de Poesia - Proyecto Cultural Sur - 2007/2008), II Antologia Confraria dos Poetas(2008) e 1 Prefácio - P.O.E.M.A.S (2009, Editora Mattos). Apresentou-se em diversos espaços da cidade, como Casa das Rosas, Sopa de Letrinhas, Sarau da Camarilha dos 3, Sarau P:PP, Politeama , Parque da Aclimação, Hospital Brigadeiro, Hospital São Matheus, bares, pubs, agitos culturais diversos... Escreve para seu blog (http://luciagonczy.blogspot.com/), Projeto palavra Porrada, Clube Caiubi de Compositores (Sopa de Letrinhas), Leo Lobos, Planeta Literatura, Recanto das Letras, blogs de amigos da Cultura, como o poeta Altair de Oliveira.

Marcelo Ariel é escritor e dramaturgo. Autor dos livros: Me enterrem com a minha AR 15-2007, O céu no fundo do mar-2009 (Coletivo Dulcinéia Catadora), Tratado dos anjos afogados (LetraSelvagem-2008), Conversas com Emily Dickinson e outros poemas-2010 (Multifoco/Selo Orpheu) e Teatrofantasma (no prelo pelo Selo E/ Annablume).

Moreira de Acopiara é como o poeta Manoel Moreira Júnior assina seus trabalhos. Nasceu em 1961, no município de Acopiara, onde viveu até os 20 anos de idade, quando se mudou para São Paulo. Escreve desde adolescente e é autor de mais de cem cordéis. Gravou dois CDs com poemas de sua autoria e tem trabalhos gravados por vários artistas, inclusive Jackson Antunes. Em 2004 foi eleito para a Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), com sede no Rio de Janeiro desde 1981. Tem nove livros publicados, dentre eles Atitudes que Constroem (Ed. Ensinamento - 2010), Cordel em Arte e Versos e Medo? Eu, Hem? (Ed. Duna Dueto – 2008).

Júlia Rocha estuda dança e performance no curso Comunicação das Artes do Corpo da PUC-SP. Desde 2008 trabalha o solo “Tentativa de Salvar o Mundo”, integra projetos da key zetta & cia e participa como agregada de projetos da plataforma Desaba, de Cristian Duarte e Thelma Bonavita. Como parceria artística, desenvolve estudos performáticos com Daniel Fagundes. No começo do ano, deu assistência para a pesquisa “Coleta de Vestígios”, de Marta Soares. Atualmente, compõe o projeto “Público”, de Adriana Grechi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário