quinta-feira, 14 de abril de 2011

Lançamento POESIA REUNIDA E INÉDITOS, de Florisvaldo Mattos (Escrituras Editora)


Escrituras Editora e Livraria Cultura convidam para o lançamento do livro

Poesia Reunida e Inéditos
, de Florisvaldo Mattos

Quinta-feira, 14 de abril de 2011, a partir das 18h

Livraria Cultura Salvador Shopping

Av Tancredo Neves, 2915
Caminho das Árvores - Salvador/BA
tel.: (71) 3505-9050


Poesia Reunida e Inéditos


Entre os poetas brasileiros surgidos na década de 1960 -- fase extremamente criadora, aqui e no mundo -- um dos altos postos pertence a Florisvaldo Mattos. Sua obra poética, dominada por uma dicção fortemente pessoal, é, ao mesmo tempo, de uma abrangência e de uma variedade que desconcertam qualquer crítico.

Um dos polos essenciais da criação de Florisvaldo Mattos, como destaca JC Teixeira Gomes no prefácio do livro, “é o cultivo de um lirismo sempre comedido, trabalhado com extrema propriedade de recursos, sendo certamente o único na sua geração que transita do lírico para o épico com absoluta naturalidade, mestre nos dois caminhos poéticos, consciente do poder que tem sobre as palavras”.

O vasto conjunto lírico que encontramos nesta Poesia reunida e inéditos representa, portanto, um monumento da poesia brasileira de entre a segunda metade do século passado e a primeira década do presente, erguido por um espírito agudamente atento ao tempo e dele liberto, como sempre é, paradoxalmente, o dos grandes poetas.


Sobre o autor:

FLORISVALDO MOREIRA DE MATTOS é natural de Uruçuca, no sul do Estado da Bahia. Fez os estudos primários na cidade natal e os secundários em Itabuna e Ilhéus, completando-os em Salvador, onde se diplomou em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1958); mas optou pelo exercício do jornalismo profissional, ocupando cargos em vários jornais, como repórter, chefe de reportagem, redator, editor e editor-chefe. Integrou o grupo nuclear da Geração Mapa, que atuou na Bahia nos anos 1960 sob a liderança do cineasta Glauber Rocha. Escritor e poeta, atuou nas revistas Ângulos e Mapa, ambas editadas em Salvador. De 1990 a 2003, foi editor do suplemento Cultural, publicado semanalmente pelo jornal A Tarde, premiado em 1995 pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Desde 1995, ocupa a Cadeira 31 da Academia de Letras da Bahia. Ex-professor da Faculdade de Comunicação da UFBA, também exerceu, entre 1987-89, a presidência da Fundação Cultural do Estado. Obras publicadas: Reverdor (1965); Fábula Civil (1975); A Caligrafia do Soluço & Poesia Anterior (1996), pelo qual recebeu o Prêmio Ribeiro Couto de Poesia, da União Brasileira de Escritores; Mares Anoitecidos (2000) e Galope Amarelo e Outros Poemas (2001) (todos de poesia); Estação de Prosa & Diversos (coletânea de ensaios, ficção e teatro, 1997); A Comunicação Social na Revolução dos Alfaiates (1998) e Travessia de oásis - A sensualidade na poesia de Sosígenes Costa (2004), ambos de ensaios. Como poeta e ensaísta, publicou textos em jornais e revistas de literatura e ciências humanas, estaduais e nacionais, e tem poemas publicados em antologias do Brasil, Portugal e Espanha (Galícia). Atualmente ocupa o cargo de editor-chefe de A Tarde, conceituado diário de Salvador, Bahia.

--------------------------------------------------------------------------------

Título: Poesia Reunida e Inéditos
Autor: Florisvaldo Mattos
Prefácio: JC Teixeira Gomes
Texto das orelhas: Alexei Bueno
Gênero: Literatura brasileira/Poesia
ISBN: 978-85-7531-368-8
Formato: 14 X 21 cm, brochura
Páginas: 352
Peso: 420 g
Preço: R$ 28,00
Escrituras Editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário