quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A Essência do Budismo


A ESSÊNCIA DO BUDISMO
2ª edição revisada e ampliada

O Buda, sentindo em profundidade o sofrimento de todos os seres, buscou por anos o remédio para esse mal, encontrando-o ao se iluminar. Passou então, movido por compaixão, a ensinar, de forma didática e empática, as verdades que encontrou, que se forem compreendidas levarão ao fim do sofrimento.

Este livreto, A Essência do Budismo (Escrituras Editora), é o resultado das anotações de uma palestra proferida pelo Venerável Mestre Hsing Yün, na qual ele abordou, de forma simples e profunda, as Quatro Nobres Verdades compreendidas pelo Buda. Nele o leitor poderá encontrar respostas para ao seus questionamentos interiores.

Esta obra é a segunda de uma série de livretos que traz para os leitores ensinamentos fundamentais do budismo, que foram abordados em palestras do Venerável Mestre. Nesta sua segunda edição revisada e ampliada, foi incluído um glossário que facilitará a compreensão daqueles que desconhecem a terminologia budista sânscrita, preservada na Tradição Maaiana.

Sobre o organizador:
Venerável Mestre Hsing Yün é o 48º patriarca do budismo chinês da escola Chan (Zen). Fundador da Ordem Budista Fo Guang Shan, sediada na ilha de Taiwan (República da China). Nasceu na China em 22 de julho de 1927. Tornou-se monge noviço aos 12 anos e recebeu ordenação plena em 1941, prosseguindo seu treinamento monástico formal desde cedo orientado pelo voto de revitalizar o budismo e semear pelo mundo os ensinamentos do Buda. Em 1949, quando a China Continental foi envolvida na guerra civil, o Venerável Mestre Hsing Yün deixou sua terra natal e foi para Taiwan. Durante quase meio século, a força de seu voto, sua visão e seus esforços incansáveis influenciaram os estudos e as práticas budistas em Taiwan, de onde espalhou o Darma para os cinco continentes e implantou templos, universidades, colégios, bibliotecas, gráficas, galerias de arte, uma clínica médica móvel, o jornal Merit Times e a estação de televisão Beautiful Life como meio de aproximar as pessoas do budismo. Além disso, empreendeu iniciativas para aproximar as diferentes escolas budistas entre si e o budismo de outras religiões, num trabalho ecumênico pioneiro e de grande repercussão mundial. Nos Estados Unidos, o Venerável Mestre vem realizando intensos trabalhos acadêmicos em parceria com universidades da Califórnia desde meados dos anos 1970, tendo erguido nas proximidades de Los Angelos o Templo Hsi Lai, inaugurado em 1988. Desde que deixou a função de abade de Fo Guang Shan, em 1985 — a primeira sucessão em vida de que se tem notícia na história do budismo —, tem viajado pelo mundo para propagar o Darma. A fim de juntar forças a seu trabalho de divulgação do budismo, fundou em 1990 a Associação Internacional Luz de Buda (BLIA, na sigla em inglês), em Taiwan. Em 1992, a sede mundial da BLIA foi inaugurada nos Estados Unidos. Desde então, mais de cem divisões internacionais desse organismo foram estabelecidas, inclusive no Brasil, onde o Budismo Humanista do Venerável Mestre Hsing Yün também se faz presente. Em 2003, ele esteve em São Paulo para inaugurar a nova edificação do Templo Zu Lai (www.templozulai.org.br), em Cotia (SP), que veio coroar anos de trabalho e dar início a uma fase de intensas atividades religiosas, educacionais, culturais e sociais. MMMM

Saiba mais em http://www.escrituras.com.br/livro.php?isbn=9788575314128

Nenhum comentário:

Postar um comentário