terça-feira, 19 de julho de 2011
QUINTA POÉTICA, na Casa das Rosas - 28 de julho de 2011
Governo de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Escrituras Editora
convidam para a
Especial Minas Gerais
QUINTA POÉTICA – 39ª edição
28 de julho de 2011
a partir das 19h
na Casa das Rosas (evento gratuito)
com os poetas convidados
Aroldo Pereira (Montes Claros - MG), Donizete Galvão (Borda da Mata - MG), Gilberto Nable (Aiuruoca – MG) e Ronaldo Cagiano (Cataguases– MG).
Participação especial de Wilmar Silva (Rio Paranaíba– MG) e Francesco Napoli (Belo Horizonte – MG)
Curadoria: José Geraldo Neres
**Sorteio de livros e agendas entre os presentes, no final do evento**
Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos
Av. Paulista, 37 - São Paulo/SP
Próximo ao metrô Brigadeiro.
Convênio com o estacionamento Patropi - Alameda Santos, 74
Informações: (11) 5904-4499
è Próxima QUINTA POÉTICA: 30-junho-2011, na CASA DAS ROSAS.
Saiba mais sobre o evento e os convidados:
Quinta poética
Curadoria: José Geraldo Neres
Mensalmente, a Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura abre suas portas para a Quinta Poética, um grande encontro dos amantes da boa poesia, com a presença de poetas consagrados e novos talentos, que têm a oportunidade de apresentar seu trabalho. Intervenções artísticas das mais diferentes expressões, como dança, música, artes plásticas, cultura popular, envolvem a leitura dos poemas. Grandes nomes da poesia já estiveram presentes nesses encontros, que são promovidos pela Escrituras Editora e a Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.
Os poetas:
Aroldo Pereira é poeta, ator, compositor, agitador cultural. Publicou "Canto de encantar serpente", "Azul geral", "Haikai quem quer" e "Doces pérolas púrpuras", na década de 80, e "Cinema Bumerangue" (Edições Cuatira – 1997), e Parangolivro (Editora 7 Letras, 2007). Natural de Coração de Jesus, reside em Montes Claros, MG, onde idealizou e é o curador, há vinte e cinco anos consecutivos, do Salão Nacional de Poesia Psiu Poético.
Donizete Galvão nasceu em Borda da Mata, Minas Geral, em 1955. Publicou Azul navalha (T.A. Queroz, Editor, 1988), As faces do rio (Água Viva Editores, 1991), Do silêncio da pedra (Arte Pau-Brasil, 1996), A carne e o tempo (Nankin Editorial, 1997), Ruminações (Nankin Editorial, 1999), Mundo mudo (Nankin Editorial, 2003). Em 2010, publicou O homem inacabado. Tem dois livros para o público infantil: O sapo apaixonado (Musa, 2007) e Mania de Bicho (Positivo, 2009). Participou de várias antologias no Brasil e em Portugal. Tem trabalhos publicados em revistas, jornais e sites no Brasil e no exterior.
Gilberto Nable nasceu em Aiuruoca, pequena cidade do sul de Minas, em 1954. Ali passou a infância e parte da adolescência. Formou-se em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, no ano de 1977. Mora e trabalha como médico em Belo Horizonte. Publicou Elegias urbanas e outros poemas em 1988, e Menino abstrato (contos) em 1995, ambas edições do autor, em pequenas tiragens. Em 2006 saiu Percurso da ausência (poemas) pela Editora 7letras, em 2008 O mago sem pombos (poemas) e em 2010 O tratador de canários (poemas) pela mesma editora.
Ronaldo Cagiano nasceu em Cataguases (MG) e viveu em Brasília durante 28 anos, onde formou-se em Direito. Publicou, dentre outros, Entre os livros publicados, destacam-se: Palavra Engajada (Poesia, 1989) e Dezembro indigesto (vencedor do prêmio Bolsa Brasília de Produção Literária 2001). Organizou as coletâneas Poetas Mineiros em Brasília e Todas as gerações – conto brasiliense contemporâneo.
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL: NEONÃO Poesia Biosonora
Wilmar Silva (Rio Paranaíba, MG, 1965) - poeta, performer, editor, curador, artista visual e sonoro. Criador/curador do projeto de pesquisa de poesia de línguas neolatinas PORTUGUESIA MINAS ENTRE OS POVOS DA MESMA LÍNGUA, ANTROPOLOGIA DE UMA POÉTICA (Anome Livros/MG, 2009), contraantologia em livrodvd com 101 poetas de Portugal, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Brasil (MG). Editor da Anome Livros, prêmio Jabuti/2009. Curador do projeto de leitura, vivência e memória de poesiaTerças Poéticas (Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais). Roteirista/apresentador do programaTropofonia (prêmio Roquette-Pinto/2010), rádio educativa 104,5 UFMG. Poesia traduzida e publicada em espanhol, inglês, francês, italiano, alemão, finlândes, húngaro. Performances de poesia biosonora apresentadas no Brasil e América, Europa e África.
Francesco Napoli poeta, compositor, guitarrista, pesquisador e professor de Filosofia e História da Arte. Integra o projeto de performance biosonora NEONÃO ao lado de Wilmar Silva, o grupo de música de invenção Zanzara e o grupo experimental de música afro-mineira Bortam. Apresenta o programa Tropofonia da rádio educativa 104,5 UFMG. Tem dois livros de poemas publicados: sobre alguma coisa, sobre coisa alguma ou meta poesia sem meta (2004), árvore em v (2011). Em 2011 lança seu primeiro disco solo “pausa para”. Tem um blog de experimentação poética: fanzinezat.zip.net
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário