segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Lançamento Poesia de telhado

Escrituras Editora e Centro Cultural Palace
convidam para o lançamento do livro

Poesia de telhado

de

João Augusto


Quinta-feira, 13 de dezembro de 2012
das 20h às 22h30
Centro Cultural Palace
Rua Álvares Cabral com Duque de Caxias, Centro
Ribeirão Preto/SP
Estacionamento na Esplanada do Theatro Pedro II


Saiba mais sobre o livro:

Poesia de telhado

Poesia de Telhado (Escrituras Editora) é o terceiro livro de João Augusto, que confirma o autor como um dos nomes da nova geração da poesia brasileira. Poeta revelado em poemas sintéticos, de um forte lirismo e uma criatividade inusitada.

Suas características são marcantes: poemas curtos, temas pretensamente simples, do cotidiano, que se alteiam para o universalismo, enriquecidos por uma cosmovisão rara, em uma nova roupagem.

Segundo a poeta e escritora Ely Vieitez Lisboa, no texto das orelhas do livro, João Augusto utiliza “uma linguagem conotativa plena de metáforas surpreendentes, que às vezes se encadeiam, formando a alegoria de um quadro surrealista, como no poema ‘Arraias’, ou usando o mesmo procedimento literário, no poema ‘Sobre vacas e fadas’, dedicado a Ferreira Gullar.”

No texto de quarta capa, o professor de Literatura Brasileira, romancista e contista Menalton Braff, defende que “João Augusto não escreve poesia – ela brota em sua pele, perturbadora, mas com o frescor do orvalho que nasce da relva. Neste seu terceiro livro, o sabor surrealista vem tingido com as cores dos dramas humanos, mas sem perder a surpresa das combinações insólitas, sem abrir mão de ser – em primeiro lugar – poesia maior. Ler Poesia de telhado é uma obrigação para quem tenha alguma sensibilidade, pois, fiquem certos, estamos diante de um dos nomes da nova geração da poesia brasileira”.


Sobre o autor:
João Augusto nasceu em 4 de julho de 1974, em Bebedouro, interior de São Paulo, e vive em Ribeirão Preto, onde atua como jornalista desde 1998. Jornalista por vocação, como ele diz, poeta por necessidade. Sempre atencioso com as palavras, João Augusto se formou na imprensa, passando por praticamente todas as áreas de atuação. Criou e dirigiu o programa de documentários Câmera 2 DocTV. Já escreveu para cinema e teatro. Na literatura, obteve reconhecimento antes mesmo de lançar o primeiro livro, Que diabo de poeta és tu? (editora São Francisco), ao ser laureado em concursos e participar de coletâneas. Seu segundo livro, Sem a sombra de um guarda-chuva (Scortecci Editora), também foi recebido com aplauso por público e crítica. Hoje, diz que não precisa mais subir ao telhado para buscar inspiração. Mas confessa que vive com os olhos na direção da lua, na esperança de que a manhã possa ser mais feliz.
Site do autor: www.joaoaugusto2.com.br

Título: Poesia de telhado
Autor: João Augusto
Prefácio: Raquel Naveira
Texto das orelhas: Ely Vieitez Lisboa
Texto de quarta capa: Menalton Braff
Gênero: Literatura brasileira/Poesia
ISBN: 978-85-7531-432-6
Formato: 14 X 21 cm, brochura
Páginas: 80
Peso: 100 g
Preço: R$ 22,00
Escrituras Editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário