quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Lançamento do livro FELIZ ANO NOVO!



Escrituras Editora, Instituto Sidarta e Livraria Cultura
convidam para o lançamento do livro
Feliz Ano Novo!
Xín Nián kuàilè
Um passeio pela cultura chinesa


de

Inty Mendoza
Mônica Krausz
ilustrações de Girotto & Santana

Quarta-feira, 16 de dezembro de 2009, a partir das 19h
Livraria Cultura - Shopping Villa-Lobos
Av. Nações Unidas, 4777 - São Paulo/SP
Tel.: (11) 3024-3599

Saiba mais sobre o livro:
Feliz Ano Novo!
Um passeio pela cultura chinesa


João é um menino brasileiro que viaja com os pais para Pequim (Beijing, como se fala por lá) e assim, no dia a dia, vai aprendendo as primeiras palavras de mandarim, a língua oficial da China. Começa com algumas saudações, o nome dos parentes, as estações do ano, os meses, os números. Descobre que o sobrenome das pessoas vem sempre na frente do nome, que o ano novo na China é comemorado por volta do mês de fevereiro e as pessoas celebram usando roupa vermelha.

O menino participa de sua primeira comemoração do ano novo chinês, no começo da primavera e do calendário lunar. Por isso, eles chamam o ano novo de Festival da Primavera. João descobre, então, inúmeras curiosidades sobre esta celebração...

As crianças recebem dos mais velhos um envelope vermelho, com um dinheirinho dentro. No jantar de ano novo, os mais velhos se servem primeiro e o cardápio não é tão estranho assim: rolinho primavera e um tipo de pastelzinho cozido, parecido com o “guioza” japonês e, de sobremesa, um bolo feito de massa de arroz. Lá fora, uma grande festa: a “Dança do Leão”, as casas iluminadas e enfeitadas de vermelho, as pessoas também vestidas de vermelho, estourando bombinhas e fogos de artifício e o “boneco-leão” circulando pelas ruas. João descobre que essa festa toda nasceu de uma lenda sobre o monstro Nián, que vivia no fundo do mar, mas sempre subia à terra firme na véspera do ano novo para comer bichos e pessoas. Mas descobriram que o monstro Nián morria de medo de fogo, de bombinhas e da cor vermelha. No primeiro dia do ano, as pessoas fazem visitas umas às outras, principalmente os familiares, em sinal de alegria.

O livro Feliz Ano Novo!, do professor Inty Mendoza e da jornalista Mônica Krausz (Escrituras Editora), conta com as ilustrações de Ricardo Girotto e Dave Santana. A obra é recomendada para o público infantil e iniciantes na aprendizagem do mandarim.

Sobre os autores:
Inty Mendoza é professor e coordenador de mandarim do Colégio Sidarta, apaixonado por filosofia chinesa. Foi por isso que decidiu aprender o idioma aos 14 anos quando passou a frequentar um templo taoísta. Essa vivência já inspirou alguns livros como os da coleção As Sete Riquezas do Homem Santo, pela editora Axis Mundi, e artigos escritos em revistas especializadas. Adora falar da China, de sua história, suas comidas, seus costumes, língua e tudo o mais.

Mônica Krausz é Jornalista Amiga da Criança titulada pela Agência de Notícias da Infância (Andi). Escreve para crianças desde 1990 quando iniciou sua carreira de jornalista no Estadinho, suplemento infantil do jornal O Estado de São Paulo. Desde então, já editou e dirigiu revistas infantis como Zá, Gênios e Jardim, e lançou alguns livros como Bruno e o Cheiro de Folia, em parceria com o Sesc-SP e Fazendo Revista na Escola, pela editora Formato. Mônica é uma admiradora da cultura oriental.

Sobre os ilustradores:
Ricardo Girotto tem desenhado para publicações variadas como jornais, livros e revistas, procurando manter sempre um traço simples, firme e divertido. Contratado por diversas editoras desde 1989, soma quase duas centenas de livros ilustrados. Ilustrou a Revista Zá de 1996 a 2001. Recebeu, em 1997, o Prêmio HQMix de Ilustração Infantil pelo trabalho, produzido em parceria com Fernandes, para a Coleção Castelo Rá-Tim-Bum, pela Cia das Letrinhas. É criador e coordenador do site www.fabricadebrinquedos.com.br.

Dave Santana é chargista, caricaturista e ilustrador de livros. Vem trabalhando para diversas publicações no Brasil e no exterior. Seu trabalho já lhe rendeu vários prêmios em salões de humor do país. Também é autor e ilustrador do livro O Pequeno Crocodilo, pela Editora Global.

Saiba mais clicando aqui:
http://www.escrituras.com.br/livro.php?isbn=9788575313497

Um comentário:

  1. Me han dicho que este libro es perfecto, pero yo he viajado alrededor del mundo buscandolo y no he obtenido buenos resulatados, espero encontrarlo algin dia.

    ResponderExcluir