quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

ROLLING STONES


Rolling Stones: 50 anos de rock


A banda Rolling Stones nasceu em 1962 e, em 1969, um ano crucial na história da música, assumiu o manto e a coroa de maior entidade de espetáculos ao vivo de rock and roll. Neste ano, sua turnê triunfante pelos Estados Unidos desencadeou uma tempestade que lhes deu combustível até os anos 1980.

Depois de um período sombrio, voltaram ao palco em 1989 e gastaram a maior parte das duas décadas seguintes fazendo turnês pelo mundo e reafirmando constantemente o seu lugar na história.

Impossível esquecer seu impressionante catálogo de discos. Beggars Banquet, Aftermath, Exile on Main Street e Some Girls são apenas alguns exemplos de obras atemporais e qualquer uma delas, por si só, poderia ser considerada uma façanha capaz de definir uma carreira. O fato de cada uma marcar um momento significativo ao longo da carreira de espetáculos teatrais de um único ato é mais uma prova da grandeza dos Rolling Stones. Eles também cultivaram muitas imagens: bad boys, aristocratas internacionais, exilados e drogados, a velha guarda e o grupo a ser batido.

Diante de todas as oposições e obstáculos, muitos dos quais criados por eles mesmos, os Rolling Stones sempre saíram vitoriosos. Este livro, Rolling Stones: 50 anos de rock, publicado pela Escrituras Editora, é uma história sucinta de sua atividade desde 1962 e esclarece muitos eventos-chave e façanhas artísticas da “Maior Banda de Rock and Roll do Mundo”.

A obra apresenta formato diferenciado, com capa flexível e mais de 150 fotos. Na foto da capa* estão Charlie Watts, Ron Wood, Keith Richards e Mick Jagger, antes de iniciar conferência com a imprensa e show surpresa em Nova Iorque, em 10 de maio de 2005.
*© KMazur/WiewImage/Getty Images

Texto de
Howard Kramer
é curador do Rock and Roll Hall of Fame and Museum de Cleveland, Ohio. Desde que assumiu o cargo em 1996, foi o responsável por exposições sobre Elvis Presley, Hank Williams, o ex-Beatle Start Sutcliffe, Supremes, Ray Charles, Roy Orbison, The Who´s Tommy, The Clash, The Doors, Tom Petty e os Heartbreakers, Beach Boys, Hip-Hop e as raízes do rock and roll. Kramer também faz parte da equipe que está organizando dados para a instituição Rock and Roll Hall of fame Library and Archive, a ser inaugurada em 2012. Escreveu para os periódicos Rolling Stones, Cleveland Plain Dealer, Gadfly, The Cambridge Companion to the Beatles e para o compêndio sobre Bruce Springsteen, a ser publicado pela Penn State University Press. Kramer também foi coapresentador do programa de TV VH1´s Rock Collectors. Antes de 1996, trabalhou na indústria da música como organizador de turnês, empresário e agente de inúmeros artistas talentosos e respeitados.

Editado por
Valeria Menferto de Fabianis
formou-se em filosofia pela Università Cattolica del Sacro Cuore de Milão. É especialista em edição de fotografias e criação de imagens. Em 1984, junto a Marcello Bartinetti, fundou a Edizioni White Star, empresa na qual assumiu o cargo de diretora editorial. Entre seus livros, a Escrituras Editora publicou Fidel Castro – História e Imagem do Líder Máximo; A Vida de John Lennon e Planeta Terra - 200 Lugares de Preservação Prioritária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário